A segunda edição da Semana da Mulher teve início na manhã desta quarta-feira, 6 de março, nas dependências da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, localizada no bairro Parque 10, zona centro-sul de Manaus. As atividades vão acontecer até esta quinta-feira, dia 7, e têm o objetivo de resgatar a cidadania das mulheres e, principalmente, disponibilizar informações necessárias para os casos de violência doméstica.

A edição deste ano tem como tema “Mulher Cidad㠖 Mulheres Guerreiras Não se Deixam Abater: Vão à Luta”, e reforça o compromisso do governador Omar Aziz e da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama, Nejmi Aziz, de disponibilizar ações que promovam a qualidade de vida para as mulheres do Estado.

Presente na solenidade de abertura, a secretária de Governo, Rebecca Garcia, destacou a criação de uma coordenadoria dentro da estrutura da Secretaria de Estado de Governo (Segov), para cuidar das políticas públicas voltadas para esse público. A secretaria frisou que a futura coordenadoria será lançada oficialmente pelo governador Omar Aziz.

É importante ressaltar o quanto o governador Omar Aziz, junto à primeira-dama, tem realizado ações de valorização das mulheres. Prova disso é a criação, dentro da Secretaria de Governo, de uma coordenadoria que vai cuidar especificamente das políticas públicas voltadas para as mulheres”, frisou Rebecca Garcia.

Mais de 700 registros – A titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) afirmou que já foram registrados uma média de 700 ocorrências, entre os meses de janeiro e fevereiro, deste ano, na DECCM. “Nesse período foram registradas cerca de 700 ocorrências, por mês, na delegacia. Os crimes mais cometidos pelos agressores foram de ameaça, calúnia e lesão corporal”.

Serviços gratuitos – Diversos serviços nas áreas de saúde, educação, trabalho e jurídica vão estar disponíveis até esta quinta-feira, dia 7, das 9h às 15h, nas áreas interna e externa da delegacia. A dona de casa Josimar Seixas, 38, saiu cedo de sua residência, localizada na zona oeste, para tirar a segunda via da sua carteira de identidade e deve retornar no dia seguinte para receber atendimento medico. “Há vários dias estava precisando tirar a minha identidade e consegui com muita facilidade nesta ação. Ainda vou voltar para ser atendida com o ginecologista”.

Parceria – As ações está sendo desenvolvidas pela Polícia Civil do Amazonas, Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e Programa Estadual de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-AM) da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus). O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Manaus e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com informações da Agência de Comunicação do Amazonas