O consumidor amazonense ganha maior comodidade com o lançamento, na próxima segunda-feira (4), do Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing e o atendimento agendado. A partir de uma inscrição online, o serviço, coordenado pelo Departamento do Programa Estadual de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/AM), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), irá excluir o interessado dos registros das empresas especializadas nesse tipo de comércio.

Essa é apenas uma entre as diversas novidades trazidas pelo Procon/AM no mês em que se comemora o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. O atendimento agendado é outra: através desse serviço, os consumidores passarão a ter dia e hora marcados na sede do órgão, para receber atendimento e orientação. A programação também inclui palestras em escolas da rede pública, por meio do projeto “Procon nas Escolas”, uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), bem como atendimentos especiais, e, por fim, o lançamento de um projeto para combater o endividamento excessivo dos consumidores.

Segundo o diretor do Procon/AM, Guilherme Frederico Gomes, essas ações refletem a preocupação do órgão com o público, difundindo a responsabilidade no consumo, mas também garantindo o direito a uma relação justa com as empresas. “A criação do Cadastro, por exemplo, dá maior autonomia ao consumidor, ao permitir que ele decida se quer (ou não) receber esse tipo de serviço, enquanto as palestras e o projeto de combate ao superendividamento buscam evitar que o consumidor seja prejudicado, tanto por desconhecer seus direitos quanto por uma possível compulsão por compras. De qualquer modo, estamos gerando respostas para demandas da sociedade”, afirma. Vale lembrar que o tema do superendividamento foi objeto de debate no Senado Federal no último dia 19, devido à quantidade preocupante de ocorrências desse fenômeno em todo o Brasil. O Procon/AM irá trazer profissionais do órgão, bem como psicólogos, para tratar do problema junto à população.