Acessibilidade

Mário Jumbo Miranda Aufiero

O atual Diretor-Presidente da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas – IOA, é delegado de Polícia Civil do Amazonas, um homem determinado, idealizador e com um caráter excepcional, digno de muito respeito. Filho de um imigrante italiano com uma manauara, ele nasceu no dia 4 de janeiro de 1977, na capital amazonense.

É formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, antes conhecida como Universidade do Amazonas. Mário Jumbo ingressou na Polícia Civil em 2001 e logo após cinco anos de serviços prestados liderou um grupo de delegados e fundou a Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (ADEPOL-AM).

Motivado por um ideal de valorização de carreira dos delegados, Mário Jumbo marcou sua trajetória na Polícia Civil do Amazonas como presidente da ADEPOL-AM. Um homem que imprime a marca da ousadia de pouco em tudo o que faz, e desta forma, se destacou ao longo da sua carreira, garantindo vitórias e conquistas importantes.

O delegado é mestre em Gerenciamento de Crise pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em administração pública, especialista em direito civil e processual civil, e também doutorando em Sociologia Jurídica pela Universidade Candido Mendes, UCAM, e Segurança Pública pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.

Jumbo Aufiero acumula em sua trajetória na PCAM os cargos de secretário-executivo de Segurança e delegado geral-adjunto de Polícia Civil, neste último pôde desenvolver todo o seu potencial visionário e realizador, contribuindo de maneira significativa para as operações, desenvolvimento de treinamento, capacitação, a conquista do helicóptero da instituição, entre outras conquistas.

Além do perfil administrador, Aufiero é conhecido por incentivar projetos de responsabilidade social, como a criação do Delegado Legal, programa este de bastante sucesso. De 2007 a 2015 mais de 250 mil estudantes da rede pública de Ensino Municipal e Estadual receberam orientações sobre Segurança Pública por meio do projeto.

O Diretor-Presidente, Mário Aufiero, está à frente da Imprensa Oficial do Estado, a convite do Governador Wilson Lima, e possui ações de reformulação das instalações e projetos inovadores para esta autarquia.