Acessibilidade

Imprensa Oficial e Fapeam firmam parceria para a publicação de obras científicas

Editora da Imprensa Oficial do Amazonas será criada em 2019

Em reunião na manhã desta segunda-feira (25/11) a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) firmaram uma parceria para fortalecer o desenvolvimento científico e acadêmico do Amazonas. A parceria envolve a publicação de obras científicas e material proveniente pesquisas desenvolvidas por meio das bolsas concedidas pela Fapeam. Os trabalhos científicos serão publicados pela Editora da Imprensa Oficial do Amazonas, que vai ser criada ainda em 2019.

Para o diretor-presidente da IOA, Mário Aufiero, a parceria vai proporcionar uma maior visibilidade ao desenvolvimento científico fomentado pela Fapeam. “Com essa parceria, vamos fortalecer ainda mais o desenvolvimento científico acadêmico por meio da nossa editora. Estamos atingindo esse objetivo, que o de levar para todo o Estado do Amazonas a cultura e o desenvolvimento científico”, afirmou.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, ressaltou que a parceria entre a Fapeam e a editora da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas fortalece a ideia de criar a editora da IOA. “A Fapeam pode estar junto nisso porque essa editora tem que nascer pujante. Tem que nascer com todos os comitês funcionando. Já nasce forte e acho que a Fapeam tem muito a contribuir com isso. É uma parceria que vai dar excelentes frutos”, disse.

EDITORA
A editora da IOA será criada com a missão de difundir a literatura através da publicação de livros, privilegiando obras que sejam importantes para a cultura amazonense, amazônica e brasileira, abrangendo os gêneros científicos, técnicos, literários e artísticos, além de descobrir, apoiar e promover o talento literário, objetivando oferecer aos leitores de todo o mundo obras publicadas nos mais diversos gêneros.

Com o objetivo de atender a vária linhas de publicação, a editora vai contemplar autores e títulos fora de catálogo, editais públicos, publicações científicas e acadêmicas, por meio de relações interinstitucionais (como a parceria firmada com a Fapeam) e comerciais.

O mérito científico e literário das publicações será avaliado e chancelado por uma Comissão Editorial da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, que também está em fase de implementação.


Reportar Erro