Acessibilidade

Imprensa Oficial mantém seus serviços essenciais garantindo a segurança dos servidores

A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) tem cumprido o que foi determinado pelo decreto presidencial Nº 10.288, de 22 de março de 2020, que estabeleceu os que são considerados essenciais as atividades e os serviços relacionados à imprensa, por todos os meios de comunicação e divulgação disponíveis, incluídos a radiodifusão de sons e de imagens, a internet, os jornais e as revistas, dentre outros.

Para garantir a segurança dos servidores diante do estabelecido pelo decreto, que aplica-se às pessoas jurídicas de direito público interno, no âmbito federal, estadual, distrital e municipal, bem como a entes privados e às pessoas físicas, diversas medidas de segurança, prevenção e precaução estão sendo tomadas no funcionamento da autarquia estadual.

Uma delas é trabalhar em sistema de rodízio de servidores, garantido o cumprimento das funções essenciais da IOA, sem que haja aglomeração de pessoas na sede da instituição. A distribuição de máscaras cirúrgicas e a disponibilização de álcool em gel nas dependências do órgão também fazem parte das estratégias adotadas para manter a segurança dos colaboradores da IOA.

Além do serviço de publicação dos atos governamentais no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE), a IOA também tem colocado seu parque gráfico à disposição do Governo do Estado no período de pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19). Têm sido imprimidos materiais para Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM), envelopes para serem utilizados no Programa Apoio Cidadão, de auxílio financeiro emergencial a pessoas em situação de vulnerabilidade social, dentre outros serviços que o parque gráfico da IOA tem prestado durante a pandemia.

Também no parque gráfico, estão sendo produzidas 10 mil máscaras descartáveis feitas com duas camadas filtrantes sintéticas, em 100% de polipropileno, com um informe explicando como usar. Dois lotes dessas máscaras já foram entregues à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) para serem utilizadas pelos profissionais do social que estão trabalhando no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), além de servidores da saúde e segurança.

As atividades essenciais que representam a função natural da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas estão, portanto, sendo mantidas com total segurança para os servidores, inclusive sendo observadas as normas de distanciamento entre eles no exercício de suas funções.


Reportar Erro