Em entrevista coletiva após o lançamento do programa “Prosamim em Movimento”, nesta segunda-feira (23/04), no Palácio Rio Negro, Centro (zona sul de Manaus), o governador Amazonino Mendes ressaltou o pioneirismo do Amazonas em trazer para o Brasil uma consultoria da área de segurança reconhecida mundialmente. Segundo ele, o investimento do governo é mínimo se considerado os resultados esperados com a contratação do escritório “Giuliani Security & Safety”, de Rudolph Giuliani, especialista em segurança que reduziu em 60% a criminalidade em Nova Iorque (EUA), quando foi prefeito da cidade.

 “Nós estamos contratando o que há de melhor no mundo para enfrentar um problema angustiante e que o Brasil vem sendo derrotado, sistematicamente, em todas as cidades, em todos os estados. E a nossa cidade, Manaus, teve uma evolução galopante, no ponto de vista negativo em relação à segurança. Lá atrás, quando governei, o Amazonas era o menor índice brasileiro de criminalidade. Hoje, é um dos primeiros e somos os campeões no excedente de população carcerária. Isso foi rápido, em 15 anos”, ressaltou Amazonino.

A parceria com a consultoria internacional foi firmada no último dia 18 de abril, com investimentos da ordem de R$ 5 milhões. “O custo? 1,5 milhão de dólares, cerca de cinco milhões de reais. Se nós pensarmos que nós gastamos R$ 1,2 bilhão num programa e não restou nada, não ficou nada. Nós jogamos dinheiro fora”, disse o governador ao se referir a programa idealizado por governos anteriores.

Amazonino afirmou que o estado precisa de uma solução duradoura e eficaz. “A gente precisa de tecnologia, capacidade, competência, qualidade, para dar ao nosso povo mais segurança, dar aos pais mais tranquilidade. Nós sabemos que a principal vítima da droga é o jovem.  É isso que a gente quer combater. É o grande legado. Isso faz parte de um estudo que estamos fazendo de preparar o estado para o futuro”, destacou.

O Amazonas é o primeiro do Brasil a firmar acordo com a empresa reconhecida no mundo inteiro por implantar medidas de sucesso no combate à criminalidade. Em maio, a equipe de Giuliani desembarca em Manaus para iniciar o trabalho estratégico na área de segurança pública.

“O Brasil inteiro está comentando a ousadia nossa de irmos aos Estados Unidos, a Nova York, e contratar o maior expert do mundo. E a experiência dele não é só Nova York. Eles fizeram experiências na Colômbia, em Honduras, Canadá, Rússia. É uma equipe chamada no mundo inteiro”, completou o governador, ao ressaltar a posição estratégica do Amazonas na rota do tráfico de drogas na América do Sul. “O desafio é enorme, nós somos estado fronteiriço, com países notadamente produtores de droga. Então nós precisamos combater essa elevada situação de insegurança de forma técnica, não no achismo”.

Parceria – De acordo com Amazonino, o trabalho desempenhado pelas forças de segurança do Amazonas com a equipe técnica de Rudolph Giuliani será acompanhado pelo Ministério de Segurança. “E aqui no Amazonas conversei com o ministro da Segurança (Raul Jungmann) e dei conta a ele, sobre essa atitude nossa, e nós vamos dividir as informações, as colocações técnicas, as formas de combate. O Amazonas vai ajudar o Brasil neste setor. Então, isso é um motivo de muita alegria”, frisou.

Competência  Giuliani ficou conhecido mundialmente pelo programa “Tolerância Zero”, implantado em Nova York quando era prefeito e que reduziu o índice de criminalidade em mais de 60%, entre 1994 e 2002. O ex-prefeito também implantou medidas de sucesso no combate à violência na Colômbia, Guatemala, Canadá, El Salvador e Honduras.

O primeiro relatório com sugestões de apoio para a integração de todo o sistema de segurança e ações concretas para redução de violência será apresentado pessoalmente por Rudolph Giuliani em junho, quando ele virá encontrar sua equipe em Manaus.

Fonte: http://www.amazonas.am.gov.br/2018/04/nos-estamos-contratando-o-que-ha-de-melhor-no-mundo-diz-amazonino-sobre-consultoria-de-rudolph-giuliani/