Acessibilidade

Ouvidoria: um canal de atendimento para aproximar o cidadão

Comemorado em 16 de março, o Dia do Ouvidor celebra um profissional que zela pelo elo entre o cidadão e as organizações, sejam elas públicas ou da iniciativa privada. Na Imprensa Oficial do Amazonas (IOA), a Ouvidoria é um setor criado pelo diretor-presidente Mário Aufiero em outubro de 2019 com a função de ouvir, mediar e estabelecer o diálogo entre os clientes, os cidadãos e a IOA.

Após realizar um curso e receber o certificado de Formação e Capacitação para Ouvidores, na Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), a servidora Patrícia Freitas de Magalhães Câmara se tornou a primeira ouvidora da Imprensa Oficial. Trata-se de um canal de atendimento que serve de ponte entre a sociedade o e o órgão. Uma ferramenta institucional para ouvir os anseios dos cidadãos.

Segundo Patrícia Freitas, a Ouvidoria da IOA pode ser acessada presencialmente na sede da autarquia (Avenida Tefé, nº 86 – antiga Dr. Machado – Centro), por telefone: Ouvidoria IOA (92) 98158-5999 ou 3633-1125 (ramal 206), ou por e-mail: ouvidoria@imprensaoficial.com.br.

A ouvidoria é o setor destinado, como o próprio nome já diz, a ouvir o cliente. Um serviço completamente aberto para que os clientes ou até mesmo cidadãos possam ter voz junto à administração pública. Segundo a Ouvidora da IOA, as demandas são atendidas, em média, em 20 a 30 dias, dependendo de sua natureza. As mais simples, por exemplo, chegam a ser resolvidas no mesmo dia.


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