ícone calendário

Sobre

RESPONSABILIDADE SOCIAL

PROJETO MÃO NO PAPEL

Diante de um dos principais problemas das sociedades urbanas contemporâneas, o lixo, a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas escolheu não se omitir. Para contribuir com discussão e busca de soluções para o tema criou o projeto “Mão no papel”, que busca evidenciar a importância de se conhecer e compreender, de modo integrado e sistêmico, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente, bem como a necessidade de se dar destinação correta ao lixo.

Programa IOA

Além de ressaltar a relevância da reciclagem do lixo para o meio ambiente e para os seres humanos, o “Mão no papel” tem também a intenção de despertar o interesse nos estudantes participantes e ajudar a desenvolver neles a percepção de que podem ser atuantes no que diz respeito às questões ambientais.

O projeto tem o objetivo de promover a conscientização e sensibilização ambiental aos alunos do ensino fundamental das Escolas Estaduais do Amazonas, utilizando oficinas de reciclagem das aparas de papel gerados na Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, como ferramenta de Educação Ambiental.

Ao ensinar e realizar trabalhos de reciclagem e artesanato com as crianças, o “Mão no Papel” possibilita que elas internalizem os conhecimentos e se tornem transmissoras dele. O hábito de separar os materiais que podem ser reciclados, é melhor absorvido quando as crianças observam as ações dos adultos e começam a refletir sobre a experiência. Desta forma, busca-se formar cidadãos conscientes e participativos na preservação do meio ambiente.

A iniciativa do projeto “Mão no papel” pretende sensibilizar os alunos do ensino fundamental e a comunidade acerca da responsabilidade e consciência ambiental. Afinal, consumimos papel em grande quantidade e uma boa parte destes produtos é jogada no lixo.

O projeto é desenvolvido por meio de duas etapas, na primeira, é realizada uma palestra de conscientização e sensibilização ambiental aos participantes com o tema coleta seletiva e reciclagem. A segunda etapa consiste em uma oficina de reciclagem das aparas de papel.

O “Mão no Papel” leva em consideração a necessidade de construir nas escolas materiais de baixo custo através da valorização do material normalmente descartável pela maioria dos alunos, bem como oportunizar os alunos a usarem e desenvolverem sua criatividade dentro da perspectiva de criar e aprimorar o senso crítico, mediante a análise dos materiais que normalmente são adquiridos e jogados no lixo.